Sempre fui uma entusiasta da leitura. Lembro que meu primeiro livro foi um surrado da Agatha Christie, “Um gato entre os pombos”, a capa já estava quase desprendendo, as folhas manchadas pelo tempo, o cheiro característico de livro já não existia, mas o conteúdo? Ah, o conteúdo de um livro tempo nenhum apaga. Foi nesse momento que eu me apaixonei pela leitura. Passei a ler em PDF, porque na época, eu adolescente, ainda não trabalhava e meus pais não tinham dinheiro para ficar me comprando livros toda hora.
Hoje, com 28 anos, tenho gastos todos os anos com novos livros. Ainda vou montar uma biblioteca particular, igual os grandes personagens têm! E 90% das minhas compras são romances e ficção.
Ficção: estilo mais amplo que se refere a qualquer narrativa inventada, na literatura, no cinema, na TV…
Romance: pertencente ao gênero narrativo com história longa, que explora ações, sentimentos e conflitos dos personagens, tendo um enredo desenvolvido a alavancar a narrativa até o ponto final.
Acompanho na rede social vizinha muitos blogs de leitores e um tema que todos abordam, mesmo que só para causar reflexão, são os títulos mais vendidos nos últimos meses:
1º Café com Deus pai – Junior Rostirola – Religião
2º Do dia para a noite – Bobbie Goods – Livro de colorir para adultos
3º Dias quentes – Bobbie Goods – Livro de colorir para adultos
4º Elo monster books: Flow Pack – Enaldinho – adesivos para álbum
5º Nunca jogue uma ideia fora – Sauana Alves – autoajuda/empreendedorismo
6º Isso e aquilo – Bobbie Goods – livro de colorir para adultos
7º Café com Jesus – Vinícius Iracet – religião
8º Ainda estou aqui – Marcelo Rubens Paiva – drama biográfico
9º Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill – autoajuda
10º Comfy and Cozy Pink – Aleksandra Bozhbova – livro de colorir
Se algo nessa lista da PublishNews não te assusta, a sua reação é o assustador. Nossa sociedade vive um surto de doenças do século: ansiedade, depressão, ataques de pânico. A geração Z vive entre pressões de “ser alguém” na vida, conquistar um status profissional elevado, construir uma família, comprar uma casa, um carro, e ainda ter tempo suficiente para poder viajar e postar nas redes sociais que, na verde, “vive a vida adoidado”.
Livros de colorir estão sendo a saída para as crises de ansiedade. A religião sempre foi, e acredito que será, o que moverá milhares de pessoas (para o bem ou para o mal, vide fatos históricos). Os livros sobre empreendedorismo e autoajuda estão aí para muitas e muitas pessoas que buscam ser um profissional de destaque na briga por manter seus empregos ou até mesmo para encontrar uma saída da toxicidade corporativa. Apenas um dos 10 livros pode ser considerado um romance: Ainda estou aqui, livro que inspirou o aclamado filme vencedor do Oscar e tantos outros prêmios.
Mentes criativas se alimentam constantemente da literatura. Gêneros como ficção, thriller psicológico, poesia, romances e contos fomentam a nossa imaginação, consequentemente, nos faz pensar de forma inovadora. Afinal, receita de pão que te diz exatamente o que fazer não te faz ousar e fazer uma baguete.
A maior autora de romances policiais e responsável pela minha paixão por ler, Agatha Christie tem um leque de histórias repletas de reviravoltas e plots excepcionais que não seriam possíveis se não houvesse a capacidade criativa gritante da autora. Mas não apenas no próprio mundo literário, no mercado global, se Jeff Bezos não tivesse pensado diferente, sua loja de livros e CDs hoje não seria a grande marca de vendas globalmente presente. Stan Lee e Jack Kirby foram responsáveis pelos quadrinhos que, sem eles, não existiram os filmes de grande repercussão e escala da Marvel.
É irônico pensar que as empresas não procuram por um profissional “criativo” durante os processos seletivos, mas exigem por competências comportamentais como “capacidade inovadora”, “vontade de aprender”, “olhar transformador”, e na hora de colocar a mão na massa o que se faz é reproduzir a receita de pão. A lista dos livros mais vendidos nos últimos meses é um reflexo direto do mercado atual. Segure-se na sua religião, pinte desenhos para desestressar enquanto reproduz uma ideia que promete levar você para o sucesso, mesmo que seja você contra outras milhares de pessoas que também receberam a mesma promessa com a mesma ideia. Não foi assim que Steve Jobs, Jeff Bezos, Walt Disney, Coco Chanel, conseguiram.






Deixe um comentário